Artigo Revisado por pares

A RELAÇÃO ENTRE A GRAVIDADE DAS LESÕES E A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EM VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA CIDADE DE NATAL/RN

2009; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 79; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Glaucea Maciel de Farias, Cristiane da Silva Ramos, Wanessa Cristina Tomáz dos Santos Barros, Rodrigo Assis Neves Dantas, Isabel Costa-Gómez,

Tópico(s)

Traffic and Road Safety

Resumo

Estudo exploratorio descritivo, quantitativo com dados prospectivos realizado no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, Natal/RN, com o objetivo de caracterizar as vitimas envolvidas nos AT's quanto ao sexo, faixa etaria, uso de equipamentos de protecao individual (EPI) e sua relacao com a gravidade das lesoes; identificar as lesoes por regioes corporeas segundo o tipo de usuario de via publica. A populacao foi de 605 vitimas de acidentes de trânsito e os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2007 e janeiro de 2008. Os resultados nos mostram que 82,8% das vitimas eram do sexo masculino; 37,9% individuos tinham entre 18 e 24 anos; quanto a relacao entre o uso de EPI e a gravidade das lesoes sofridas, observou-se que 53,4% das vitimas utilizaram EPI, tendo o capacete sido utilizado em 49,4% dos casos. Desta populacao, 7,8% das vitimas apresentaram valores para a ECGl entre 3 e 8 pontos (grave) e 9,2%, entre 9 e 12 (moderado). Quando comparados aqueles que utilizaram EPI, apenas 0,9% tiveram valores para a ECGl entre 3 e 8 (grave). Quanto as lesoes por regioes corporeas segundo o usuario de via publica, identificou-se que de um total de 1645 lesoes anatomicas, 35,9% aconteceram na superficie externa, sendo esta a regiao mais atingida pelas lesoes, e 35,3% na regiao da cabeca/pescoco. O condutor de motocicleta foi o tipo de vitima que mais sofreu lesoes, 57,1%, em praticamente todos os segmentos corporeos. Concluimos que e necessaria a adocao de medidas que visem a diminuicao desses eventos, por meio da adocao de comportamentos adequados junto ao trânsito, bem como de uma politica de fiscalizacao quanto ao cumprimento das normas que regulamentam o trânsito

Referência(s)