Padrões normativos de gênero em livros infanto-juvenis sobre educação sexual
2011; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-9044
AutoresAmanda Guedes de Oliveira, Marcela Pastana, Ana Cláudia Bortolozzi Maia,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO conceito de genero e relacional, problematiza a superacao do determinismo biologico e tem raizes historicas e culturais indo alem das diferencas anatomicas entre homens e mulheres. Esta pesquisa documental investigou padroes de sexualidade e genero em livros de educacao sexual infanto-juvenis. Foram analisados 10 livros, selecionados em sites de livrarias. Tanto o conteudo dos livros como suas ilustracoes mostram: 1) visao estereotipada e naturalizada da feminilidade e masculinidade, 2) padroes de familias tradicionais e patriarcais, 3) nocao romantizada de casamento e reproducao, 4) estereotipos de beleza e do corpo “normal”. Conclui-se que os livros de educacao sexual infanto-juvenis reproduzem padroes normativos podendo estimular uma educacao sexista nao devendo ser utilizados em trabalhos de educacao sexual sem reflexao critica.
Referência(s)