
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v7i1.12426
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";;">O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da h</span><span style="font-family: ";Garamond";,";serif";; mso-fareast-font-family: ";Times New Roman";;">ipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.</span></p>
Referência(s)