
Study and Application of Forced Convection in Road Bus Heating System
2015; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2318-5279
AutoresScheila Sandi Biazus, Carlos Roberto Altafini,
Tópico(s)Heat Transfer Mechanisms
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade tecnica de substituicao do sistema de calefacao de onibus rodoviarios, feita por longos convectores aletados distribuidos nas laterais do salao de passageiros, por trocadores de calor mais compactos e menores, que operam por conveccao forcada. Partiu-se do calculo da capacidade termica de um trocador de calor com os parâmetros definidos pelo fornecedor, analisando-se mudancas desses parâmetros a fim de melhorar sua eficiencia. O metodo para analise do trocador de calor se baseou nas correlacoes disponiveis da conveccao de calor em escoamentos internos e externos para a determinacao dos respectivos coeficientes convectivos e, de consequencia, do coeficiente global de transferencia de calor. Na sequencia, o trocador de calor na sua forma original de fabrica, foi ensaiado em bancada. A partir da carga termica para o modelo de carroceria, foi definida a quantidade de trocadores necessaria para satisfazer o conforto termico dos passageiros. Testes em campo do sistema de calefacao com o novo trocador de calor foram realizados para se obter dados reais do sistema proposto. O sistema original de fabrica com conveccao forcada se apresentou eficiente no atendimento das necessidades de carga termica e economicamente viavel, de modo que a carga termica critica pode ser atendida com dez calefatores instalados ao longo da carroceria. Alem disso, esse sistema oferece a possibilidade de variacao dos parâmetros para melhor adequacao ao projeto, onde a variacao da vazao dos ventiladores ou o espacamento entre as aletas do trocador de calor pode diminuir a quantidade de calefatores necessarios. Ao mesmo tempo, o sistema mostrou a necessidade de um estudo posterior que avalie a sua distribuicao ao longo do salao de passageiros a fim de atender uma melhor uniformidade na distribuicao das temperaturas. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v3iss1p29
Referência(s)