"UMA GRANDE SOMBRA QUE SENTE E SE NÃO VÊ": BELKISS NOS TRILHOS DA LITERATURA DRAMÁTICA SIMBOLISTA

2010; Catholic University of Portugal; Volume: 19; Issue: 19 Linguagem: Português

ISSN

0872-0215

Autores

Maria de Jesus Cabral,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

RESUMO Publicado em 1894, em forte sintonia com um tempo de crise e de questionamento de novos paradigmas de representacao teatral (Mallarme, Maeterlinck), o poema dramatico Belkiss, Rainha de Saba D’Axum e do Hymiar de Eugenio de Castro passou desapercebido no campo da Literatura dramatica do fim-de-seculo XIX e nao teve a atencao critica que merece. Partindo da contextualizacao da obra, este artigo pretende evidenciar a forma como o projecto estetico que lhe esta subjacente dialoga e interage quer com textos contemporâneos enformados numa estetica simbolista valorizadora do misterio (Maeterlinck e D. Joao da Câmara), quer com outras tentativas de incursao num teatro da alma, valorizador da palavra (Pessoa e Sa-Carneiro). A analise do tecido poetico e metafisico de Belkiss levar-nos-a a descobrir aspectos da sua ―inquietante estranheza‖ em relacao a ilusao realista e ao teatro de puro divertimento que dominava os palcos novecentistas.

Referência(s)