Mulheres em busca do reconhecimento artístico no Brasil e Canadá: De criminosas a poderosas construtoras da herança cultural
2013; Associação Brasileira de Estudos Canadenses; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15210/interfaces.v13i2.7254
ISSN1984-5677
Autores Tópico(s)Canadian Identity and History
ResumoAs escritoras brasileiras e canadenses que conquistaram um espaco nas letras entre as decadas de 60 e 90 celebram a funcao da mulher como criadora artistica, porem nao sao ingenuas. Helena P. Cunha, Lya Luft, Margaret Laurence e Margaret Atwood mostram que as bases culturais e governamentais de uma sociedade influenciam a capacidade das mulheres de buscarem uma profissao na industria cultural de seu pais e de se tornarem pintoras, escritoras, musicistas, conforme sao percebidas pelos personagens secundarios. Essas visoes externas nao sao as mesmas nas narrativas brasileiras e canadenses, o que leva as personagens principais a vivenciarem seus papeis de artistas e a buscarem o sucesso em suas carreiras de formas extremamente diferentes. As artistas representadas nos romances brasileiros precisam confrontar as imagens negativas usadas pela sociedade para desvalorizar sua profissao, contudo, elas nem sempre conseguem superar suas barreiras culturais. As personagens canadenses tambem encontram desafios para alcancarem seu sucesso. Entretanto, a sociedade nas quais elas estao inseridas oferecem imagens mais construtivas sobre mulheres artistas do que as opinioes disseminadas nas narrativas brasileiras. Palavras-chave : Estudos Interamericanos; romance de autoria feminina; representacao da mulher artista; genero e arte Referencias : ALMEIDA, Sandra R. G. Expanding Boundaries: Traveling Theories in the Americas. Ilha do Desterro, n. 40, p. 43-59. ATWOOD, Margaret. Cat’s Eye. New York: Anchor, 1988. ———. Survival: A Thematic Guide to Canadian Literature. Toronto: Anansi, 1972. BELLEI, Sergio L. P. O que e que a baiana tem: Comparativismo teorico Brasil-Canada. In: ALMEIDA, Sandra R. G. (Org.) Intersecoes Brasil-Canada: Perspectivas transnacionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. p.15-22. BESNER, Neil. Beyond Two Solitudes, After Survival: Postmodern Fiction in Canada. Postmodern Studies, v. 6, 1992, p. 9-25. CUNHA, Helena P. As doze cores do vermelho. 1988. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1998. DALCASTAGNE, Regina. Imagens da mulher na narrativa brasileira. O Eixo e a roda, v. 15, p. 127-35. DAVEY, Frank. Economics and the Writer. In: GERSON, Carole; MICHON, Jacques (Org.) History of the Book in Canada: 1918-1980. v. 3. Toronto: U of Toronto P, 2004. p. 103-113. FITZ, Earl. Brazilian Narrative Traditions in a Comparative Context. New York: MLA, 2005. GERSON, Carole. Anthologies and the Canon of Early Canadian Women Writers. In: MCMULLEN, Lorraine (Org) Re(dis)covering Our Foremothers: Nineteenth-Century Canadian Women Writers. Ottawa: U of Ottawa P, 1990. p. 55-76. ———. Canadian Women in Print 1750-1918. Waterloo, ON: Wilfrid Laurier UP, 2010. GERSON, Carole; LUNEAU, Marie-Pier. Social and Cultural Profile of Writers. In: GERSON, Carole; MICHON, Jacques (Org.) History of the Book in Canada: 1918-1980. v. 3. Toronto: U of Toronto P, 2004. p. 93-100. LAURENCE, Margaret. The Diviners. 1974. Toronto: Bantam, 1975. Print. ———. Dance on the Earth: A Memoir. Toronto: McClelland and Stewart, 1989. LUFT, Lya. The Island of the Dead. Traudcao Carmen C. McClendon and Betty J. Craige. Athens: U of Georgia P, 1986. ———. Masculino e feminino: Um possivel reencontro. In: Sharpe, Peggy (Org.) Entre resistir e identificar-se: Para uma teoria da pratica da narrativa brasileira de autoria feminina. Goiânia: Mulheres, 1997. p. 153-66. ———. O quarto fechado. 1984. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. Print. MCCLENNEN, Sophia A.; FITZ, E. Introduction to Comparative Cultural Studies and Latin America. CLCWeb v. 4, n. 2, 2002. Disponivel em: Acesso em 4 jan. 2010. MOISES, Jose A. Os efeitos das leis de incentivo. Biblioteca: Ministerio do Planejamento, Orcamento e Gestao. Disponivel em Acesso em 20 jul. 2011. PAYNE, Judith; FITZ, E. Ambiguity and Gender in the New Novel of Brazil and Spanish America: A Comparative Assessment. Iowa City: U of Iowa P, 1993. SARAH, Robyn. A Double Life. In: COWAN, Shannon; LAM, Fiona T.; STONEHOUSE, Cathy (Org.) Double Lives: Writing and Motherhood. Montreal and Kingston: McGill-Queen’s UP, 2004. p. 36-49. SCHMIDT, Rita Terezinha. Centro e margens: notas sobre a historiografia literaria. Estudos de literatura brasileira contemporânea, v. 32, 2008, p. 127-41. STEENMAN-MARCUSSE, Conny. Re-Writing Pioneer Women in Anglo-Canadian Literature. Amsterdam: Rodopi, 2001. STOVEL, Nora F. Divining Margaret Laurence: A Study of her Complete Writings. Montreal and Kingston: McGill-Queen’s UP, 2008. VIVASH, A. T. Trade Union for Artists. New Frontier, v. 2, n. 1, 1937, p. 22-23.
Referência(s)