Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Relato de uma experiência com o ensino de futsal para crianças de 9 a 12 anos

2003; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5016/1012

ISSN

1980-6574

Autores

Jocimar Daólio, Renato Francisco Rodrigues Marques,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

A partir da Metodologia Centrada nos Jogos Condicionados (GARGANTA, 1995), foi construida uma sistematizacao para o ensino do Futsal para criancas de 9 a 12 anos de idade. O objetivo da proposta foi o ensino da modalidade de forma global, desenvolvendo a tecnica e a tatica de forma simultânea, considerando-as como inseparaveis para a pratica dos Esportes Coletivos. A sistematizacao foi dividida em tres modulos de ensino: (1) Niveis de Relacao, (2) Jogos de Movimentacao Tatica e (3) Maior Utilizacao dos Jogos Formais. Apos o desenvolvimento do metodo, foi observada maior capacidade de compreensao do jogo por parte dos alunos. Alem disso, os alunos tornaram-se capazes de interagir de forma mais consciente e ativa em situacoes ocorrentes no mesmo, agindo coletivamente, defendendo e atacando de forma mais organizada, preenchendo os espacos de forma inteligente e desenvolvendo uma melhor relacao com a bola, diminuindo a aglutinacao em torno da mesma.

Referência(s)