
Avaliação das habilidades metafonológicas (PROHFON): caracterização e comparação do desempenho em escolares
2015; Springer Science+Business Media; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1678-7153.201528218
ISSN1678-7153
AutoresGiseli Donadon Germano, Simone Aparecida Capellini,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo teve como objetivos caracterizar e comparar o desempenho de escolares com bom desempenho acadêmico do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental I e II nas Provas de Habilidades Metafonológicas (PROHFON). Participaram 169 escolares do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre sete e 13 anos de idade, divididos grupos (GI: 52 escolares do 3º ano; GII: 51 escolares do 4º ano; GIII: 42 escolares do 5º ano; GIV: 24 escolares do 6º ano). Os resultados deste estudo demonstraram que os escolares, independente da seriação escolar, apresentaram dificuldades principalmente nas habilidades fonêmicas de contagem, de síntese e análise e na habilidade suprassegmental (rima). Concluímos que o PROHFON possibilitou a caracterização e a comparação dos escolares com bom desempenho acadêmico, sendo que não foram todas as habilidades metafonológicas que os escolares deste estudo apresentaram domínio de acordo com o aumento da escolarização, sugerindo falha no domínio das competências necessárias para a aquisição do principio alfabético da Língua Portuguesa.
Referência(s)