Lote econômico de produção: conceito e prática
1962; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75901962000200004
ISSN2178-938X
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoIntroducao: O estudo refere-se a elaboracao de planejamentos participativos em cidades, tendo a universidade, no caso especifico a Unesp, como articuladora, facilitadora e incentivadora de acoes, nesse processo. Tendo em vista as necessidades contemporâneas das cidades, acreditamos que a academia tem que estar atenta e participante desta discussao, especialmente contra interesses imediatistas que atravancam o desenvolvimento sustentavel das comunidades. Objetivos: Realizar o gerenciamento de dados entre segmentos representativos da cidade – as liderancas sociais e comunitarias, alem de organizacoes publicas e privadas - para a elaboracao de um planejamento estrategico para a cidade que devera se consolidar nos proximos dez anos. A questao nuclear dessa pesquisa e a informacao como elemento fundamental para a criacao de um elo entre os varios agentes e atores que articulam as acoes das politicas publicas. Trata -se da gestao de informacoes, com vistas a subsidiar um planejamento urbano fundamentado nas demandas sociais e nas diretrizes apontadas pelos diversos segmentos, ou setores da sociedade. Metodos: Para a operacionalizacao do Projeto foi escolhida a cidade de Bauru e o processo foi realizado em quatro fases: Divulgacao da proposta e organizacao, Realizacao de diagnostico e reconhecimento das competencias nas diversas areas, com a participacao popular, Elaboracao das prioridades e dos macroprojetos e Impulsao e consolidacao dos projetos. Resultados: Iniciado em 2002, com a apresentacao da proposta e formacao dos Grupos de Trabalho, teve seu ponto alto em 2003 com os Seminarios Tematicos, nos quais se discutiram os diagnosticos das dezesseis areas estudadas propiciando a interacao entre os diversos segmentos de publico. Em 2004, um Grupo de Sintese avaliou os pontos fortes e fracos de cada area com base nos dados levantados e priorizados pelos Grupos de Estudos. Em 2005, iniciou-se a preparacao de uma publicacao com todos os dados colhidos. Essa foi distribuida num evento, no qual se articulou a formacao dos Grupos de Impulsao - para operacionalizar os projetos e acoes propostas - e se apresentou a Campanha de Comunicacao elaborada para a cidade cujo objetivo e a valorizacao da imagem de Bauru e o resgate da auto-estima do bauruense. Entretanto nao ha como negar que o Projeto tem um valor estrategico indiscutivel para se ganhar vantagens competitivas na gestao de cidades e na ampliacao da qualidade de vida na sociedade contemporânea. Ele une publicos diferentes, liga grupos de varias atuacoes e propicia a socializacao de conhecimentos. Sua funcao social vai alem da funcao investigativa e participativa, pois ajuda a fomentar o capital intelectual e, consequentemente a construcao de uma sociedade mais igualitaria.
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