Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE OS 231 CASOS CONCRETOS DO INSTITUTO ETHOS

2006; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21529/recadm.20060501004

ISSN

1677-7387

Autores

Franciara Maria de Oliveira,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Um perfil das estratégias de Responsabilidade Social Corporativa adotadas por empresas no Brasil é o objetivoprincipal deste trabalho. Utilizou-se como universo de estudo os 231 Casos Concretos preenchidosespontaneamente pelas empresas filiadas na página web do Instituto Ethos de Empresa e ResponsabilidadeSocial (Instituto Ethos). Os casos foram analisados pelo software alemão de análise de dados qualitativosdenominado Atlas.ti 5.0, sob o enfoque metodológico das seis variáveis adotadas por Kotler e Lee (2005) emCorporate Social Responsability: doing the most good for your company and your cause, como estratégias paraalcançar-se a Responsabilidade Social Corporativa. As estratégias analisadas são: Marketing SocialCorporativo, Marketing de Causa Social, Patrocínio, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo e AçãoSocial Responsável. Percebe-se que a maioria das empresas que divulgaram suas estratégias deResponsabilidade Social ainda não tem a percepção plena da utilização dessas estratégias, haja vista que agrande maioria ainda está classificada com Ação Social Responsável, vindo em seguida o Marketing SocialCorporativo, Filantropia Estratégica, Voluntariado Corporativo, Patrocínio e Marketing de Causa Social

Referência(s)