Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/etd.v8i2.642

ISSN

1676-2592

Autores

Dulce Márcia Cruz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O Brasil vive nos últimos dez anos uma crescente expansão da educação a distância (EAD) e da virtualização da sala de aula no ensino superior. Se antes de 1995 a produção da EAD era uma tarefa dos profissionais de rádio e TV, com as mídias digitais esse processo também passa pelas mãos de docentes que podem produzir, transmitir e gerenciar cursos e disciplinas na internet, tornando-se autores da produção audiovisual e hipertextual de suas aulas. Visando contribuir para que os docentes tenham noções básicas sobre como produzir para a EAD e para disciplinas semi-presenciais usando meios audiovisuais e hipertextuais, este artigo descreve os elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica e as narrativas digitais que incorporam a interatividade. Finalmente, apresenta alguns fundamentos da produção para as mídias mais comuns na EAD brasileira: material impresso, teleconferência, videoconferência, multimídia/hipermídia e ambientes virtuais de aprendizagem.

Referência(s)