Artigo Revisado por pares

La radio española: un negocio analógico en la era digital

2010; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

ISSN

1518-2487

Autores

Luis Arboledas,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Resumen En los anos ochenta la radio y la television recorrieron un camino paralelo en el desarrollo del sistema comunicativo espanol y en la creacion de los grupos multimedia. Esta tendencia se ha roto con la introduccion de la tecnologia digital pues la radio se aferra a su tradicional modelo de negocio analogico mientras que la television se transforma para adaptarse a los nuevos soportes. En un escenario donde los gobiernos muestran nulo interes en el desarrollo de la tecnologia digital y donde los operadores carecen de un proyecto de futuro la radio espanola corre el peligro de quedar aislada y relegada a un papel meramente marginal. Palabras clave: Radio, politicas de comunicacion, concentracion, radio digital, DAB. Resumo Na decada de oitenta do seculo passado, a radio e a televisao percorreram um caminho paralelo no desenvolvimento do sistema de comunicacao, em Espanha, na criacao dos grupos multimedia. Esta tendencia foi quebrada com a introducao do radio digital, dado que esta se apega ao seu modelo analogico tradicional, enquanto a televisao e transformado para se adaptar aos novos media. Num cenario onde os governos nao mostram nenhum interesse pelo desenvolvimento da tecnologia digital e em que os operadores nao tem um projecto de futuro, a radio espanhol corre o perigo de ficar isolada e relegada para um papel meramente marginal. Palavras-chave: Radio, politicas comunicacao, concentracao, radio digital, DAB. Abstract In the 1980s, radio and television travelled a parallel path in the development of Spanish communications system and multimedia groups. This trend has been broken with the introduction of digital radio: whereas this clings to its traditional analogue business model, television changes in order to adapt to new media. In a scenario where governments show no interest in the development of digital technology and operators do not offer a project of future, Spanish radio is in danger of being isolated from and relegated to a purely marginal role. Keywords: Radio, communication policies, concentration, digital radio, DAB

Referência(s)