
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/revpercurso.v4i1.16102
ISSN2177-3300
AutoresFabiana Cristina Giehl Harlos, Danieli Cristina Cassuli, Jair Antônio Raffaelli,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA educacao cartografica de pessoas com deficiencia visual nas salas de ensino regular tem enfrentado dificuldades ja que o ensino tradicional baseado nos modelos videntes se torna um empecilho no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Diante desta situacao, o presente artigo tem como objetivo identificar e descrever tecnicas e materiais que podem ser utilizados na producao de variacoes de mapas tateis adaptando-os na forma tatil, que possam ser produzidos a baixo custo e facil aplicabilidade dentro de sala de aula. Para tanto, foram analisados resultados de pesquisas publicadas em formatos de artigos, dissertacoes ou teses de grupos de pesquisa, que enfocam a tematica abordada. Nas fontes pesquisadas, entre os materiais mais utilizados na producao dos mapas tateis, identificou-se o papel microcapsulado, cortica, emborrachados, botoes, colchetes, barbantes, folha de acetato, carpete de borracha recortado e papelao reciclado, produzindo mapas com utilizacao de relevos, tamanhos de formas e texturas diferenciadas, favorecendo a construcao de imagens mentais e o aprendizado pelas pessoas com deficiencia visual.
Referência(s)