Gestão em hotelaria e sustentabilidade ambiental: análise da experiência do Programa Bem Receber na região das hortênsias (serra gaúcha)
2009; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17648/raoit.v4n3.3548
ISSN1980-6965
AutoresMônica Catucci Laidens, Fernanda Corrêa Zanette, Edegar Luís Tomazzoni,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoProcedimentos ambientalmente responsaveis na gestao em turismo e hotelaria contribuem para o desenvolvimento socioeconomico. O objetivo deste artigo e analisar qualitativamente o resultado do Programa Bem Receber para os meios de hospedagem do primeiro grupo de participantes na regiao das hortensias (serra gaucha). O Programa Bem Receber visa a proporcionar conhecimentos de gestao e sustentabilidade ambiental a gestores de meios de hospedagem com ate 50 UHs (unidades habitacionais), distribuidos em pelo menos trinta destinos turisticos do Brasil. As atividades abrangem capacitacoes, oficinas e consultorias tecnicas para a implantacao de praticas de conservacao do meio ambiente. O procedimento metodologico deste artigo compreende a comparacao entre a situacao das empresas antes e apos a implementacao das praticas do Programa, por meio de entrevistas com os participantes. Para isso, aplicou-se um instrumento com perguntas abertas. A analise das entrevistas com os empreendedores mostra a tendencia a aumento de retornos financeiros, fortalecimento de imagem e fidelizacao de clientes dos estabelecimentos participantes do Programa Bem Receber. A expectativa, porem, e de que, uma vez que haja continuidade na implementacao das praticas, os retornos sejam a medio e a longo prazos.
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