
A PARÓDIA: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA CONHECIMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE
2012; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v19i3.2712
ISSN2237-9002
AutoresEdvaldo César da Silva Oliveira, Conceição Maria Pereira dos Santos, Francisco Nelivaldo de Sousa, Eveline Ximenes Tomaz, Luiz Carlos Soares Santos, Da Silva, Tânia Mara Vieira Sampaio,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEsse estudo qualitativo teve por objetivo, analisar como a musica, em especial a parodia, pode contribuir como processo educativo para tratar os conteudos conceituais de Educacao Fisica e Saude. Ao longo da historia da Educacao Fisica Escolar, os conteudos ligados a pratica e realizacao dos movimentos, ou seja, ao “saber fazer”, (procedimental) sempre tiveram prioridade. As dimensoes conceituais “porque fazer” e como relacionar-se nesse “fazer” (atitudinal), foram muitas vezes relegados, reforcando o modelo tradicional de ensino, que ainda privilegia o esporte e a recreacao como conteudos principais das aulas, sem a devida contextualizacao. A pesquisa-acao foi realizada com estudantes do 1o ano do Ensino Medio, do curso de Mecânica, do Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do Piaui (IFPI). Em dois encontros semanais, no periodo de marco a junho de 2010, foram desenvolvidas atividades pedagogicas, atraves da utilizacao de parodias musicais, envolvendo os conteudos conceituais como: beneficios da atividade fisica, doping no esporte, exercicio e hipertensao, exercicio e obesidade; exercicio e osteoporose, doencas sexualmente transmissiveis, nocoes de primeiros socorros, tendo em vista o resgate de tais conteudos. Considerando os depoimentos dos estudantes, concluiu-se que e relevante a utilizacao da musica na aprendizagem, envolvendo o estudante na compreensao de saberes, tornando-o ativo e participativo.
Referência(s)