
VENCER O TEMPO COMO UMA FOTOGRAFIA. FALAÇÃO E SILÊNCIO EM “ELOGIO DE MARIA TERESA”, DE RUY BELO
2006; Universidade de São Paulo - FM/USP; Volume: 1; Issue: 15 Linguagem: Português
10.11606/va.v0i15.50426
ISSN2317-8086
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoPROPONHO AQUI INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E ARTES VISUAIS POR MEIO DA LEITURA DE UMA LÍRICA DO POETA PORTUGUÊS RUY BELO, “ELOGIO DE MARIA TERESA”, UM TEXTO PARADIGMÁTICO DA POÉTICA DA IMAGEM E DO VÍNCULO DESSA ÚLTIMA COM O TEXTO. APOIANDO-NOS EM ROLAND BARTHES, TENTAMOS MOSTRAR QUE A FOTOGRAFIA PODE SE CONVERTER NUMA PROPOSTA DE SIMULACRO SAGRADO, ÍCONE DA “MEMÓRIA”, NO SENTIDO DE UM PASSADO QUE CONTINUA VIVO E UM PRESENTE DETERMINADO. COM EFEITO, A LITERATURA DE RUY BELO SE ENCARREGA DE DESVENDAR VAZIOS EM UMA EXPERIÊNCIA LIMINAR PORQUE A MEMÓRIA DA FOTOGRAFIA SEMPRE FALA A PARTIR DE UM OBJETO QUE NÃO É MAIS, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE MORTE.
Referência(s)