Imprensa, intelectuais e educação: o Brasil em debate no século XIX
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 53 Linguagem: Português
10.20396/rho.v13i53.8640192
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo é resultado de estudo sobre a imprensa, intelectuais e educação, tendo por fonte os jornais Correio Braziliense (1808-1822), de Hipólito da Costa e O Carapuceiro, de Miguel do Sacramento Lopes Gama (1832-1845). Os impressos são revisitados com o objetivo de comprovar a contribuição desta relação para o debate educacional na medida em que se compreende a educação como uma resposta para as questões de épocas históricas determinadas, no caso, o Brasil oitocentista. Na pesquisa com a imprensa do período, buscam-se marcar o caráter educativo dos debates políticos e os pontos de confluência entre esses jornais, expressivos de momentos distintos na história do Brasil, enfatizando-se a aspiração dos indivíduos que os compunham de orientar, instruir e mesmo cooptar a elite política e econômica para os embates de então. Para tanto, os dois exemplares da imprensa dos oitocentos pesquisados, redigidos por intelectuais, para os padrões do período, demonstram que a educação também se abriga em textos cuja finalidade seria assinalar as ações capazes de empreender as transformações necessárias à modernização do Brasil.
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