Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Caminhos de ferro, população e desigualdades territoriais em Portugal, 1801-1930

2011; Associação de Actividades Científicas; Issue: 61 Linguagem: Português

10.4000/lerhistoria.1563

ISSN

2183-7791

Autores

Luís Espinha da Silveira, Daniel Alves, Nuno Miguel Lima, Ana Alcântara, Josep Puig-Farré,

Tópico(s)

African history and culture studies

Resumo

A historiografia sobre os caminhos de ferro em Portugal tem analisado o seu impacto no país como um todo, dando pouca atenção à sua influência na dinâmica populacional. Este artigo defende que os caminhos de ferro estimularam o crescimento da população nas áreas servidas por esta infraestrutura, contribuíram para o desenvolvimento urbano e incentivaram as migrações internas. Porém, os seus efeitos foram desiguais, pois a ferrovia beneficiou as zonas já prósperas (Norte Atlântico), tendo uma influência negativa em regiões com maiores debilidades estruturais (Norte Interior). Além disso, não foi capaz de atrair uma significativa população migrante.

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