Cinema militante, videoativismo e vídeo popular : a luta no campo do visível e as imagens dialéticas da história

2014; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 17 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Gabriel de Barcelos Sotomaior, Marcius Freire,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O presente trabalho tem como tema o audiovisual produzido no contexto das lutas sociais, especialmente os documentarios realizados por sujeitos coletivos (movimentos sociais, comunidades, grupos culturais/audiovisuais, sindicatos, partidos e outros) ou de realizadores vinculados a estes processos. Serao abordados, dentro deste contexto, o cinema militante, o videoativismo e o video popular, alem de outros movimentos cinematograficos vinculados as mobilizacoes sociais. A primeira metade desta tese se dedicara a trajetoria cinema militante, periodo que vai dos primeiros cinemas (entendo-os dentro dos devires da modernidade), chegando ate a efervescencia dos anos 1960 e 1970. Ja a segunda metade tratara audiovisual militante/ativista dentro das mudancas politicas, culturais e economicas da contemporaneidade e tambem das transformacoes nos movimentos sociais e nas tecnologias audiovisuais, entre os anos 1980 ate os dias de hoje, especialmente com o uso video e da internet. Para isto, compreenderemos o cinema militante no mundo em suas diferentes acepcoes, assim como o videoativismo dos movimentos de resistencia global dos anos 1990 e 2000 e o video popular brasileiro em seus dois momentos: dos anos 80 e dos anos 2000. O objetivo deste percurso e fazer uma reflexao teorica sobre as lutas no campo visivel, utilizando as reflexoes de Walter Benjamin sobre a relacao entre e historia, especialmente o conceito de imagem dialetica. Compreender, assim, a possibilidade de uma historica nao mais fechada em sua narrativa geral, mas sim desviante, de rompimento, contada do ponto de vista dos vencidos, que pode ser resignificada, remontada e compreendida em suas contradicoes e dialeticas. Junto a esta reflexao, observar o filme dentro das instâncias organizativas, formativas e de mobilizacao dos sujeitos coletivos. E, tambem, o documentario como possibilidade de captacao dos conflitos mundo historico, onde os realizadores encontram-se com a câmera dentro destes processos, confrontando-se com a necessidade de um engajamento com o real (que e a sua materia-prima) Abstract

Referência(s)