
Forma e sentido das aberturas nos romances de Saramago
1999; Volume: 19; Issue: 24 Linguagem: Português
10.17851/2359-0076.19.24.45-60
ISSN2359-0076
AutoresMaria Lúcia Wiltshire de Oliveira,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
Resumo<p>Ao concluirmos um estudo em torno de seis romances de José Saramago, detectamos uma singular configuração nos capítulos de abertura. <em>Memorial do convento </em>e <em>O ano da morte de Ricardo Reis </em>se assemelham na forma cinematográfica com que são compostos os seus capítulos iniciais, marcando-se o primeiro pelo uso do <em>close </em>nos aposentos reais e o segundo pelo uso do <em>zoom </em>sobre o personagem que desembarca em Lisboa. Na <em>História do cerco de Lisboa </em>e em <em>O evangelho segundo Jesus Cristo </em>a abertura se torna um espaço de tensão, seja para opor duas concepções conflitantes de História – a oficial e a não-oficial –, seja para deflagrar a luta entre dois tempos do universo, – o eterno e o histórico. Por fim, a narrativa se abre por <em>sumários </em>em <em>Levantado do chão </em>e n’ <em>A jangada de pedra</em>, sendo o primeiro de natureza retrospectiva, remetido ao passado alentejano, e o segundo de intenção recopilativa, voltado para o futuro da península.</p> By the end of our study on six Saramago’s novels, we could notice an special configuration in their first chapters. <em>Memorial do Convento </em>and <em>O ano da morte de Ricardo Reis </em>have both a cinematographical presentations, the first by making <em>close </em>into real rooms and the second by using <em>zoom </em>in a character who just arrive in Lisbon. At the first chapters of <em>História do cerco de Lisboa </em>and <em>Evangelho segundo Jesus Cristo</em>, there are spaces of tension, the first putting opposite conceptions of History – the oficial and the non-official – and the other putting two different times in conflict – the eternal and the historical time. At last, in <em>Levantado do chão </em>and <em>A Jangada de Pedra</em>, the novels begin with summaries, one in a retrospective form toward the alentejano past and the other in the recopilative form toward the future of the peninsula.
Referência(s)