
NATAL CARIOCA - UMA LEITURA COMPARTILHADA
2006; Faculdade Integrado de Campo Mourão; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1980-0193
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoLer constitui-se em um procedimento que deve ser exercitado em sala de aula. Aos alunos, cabe apresentar-lhes estrategias de leitura que garantam os processos de emissao e verificacao de previsoes para a compreensao do texto. Tais estrategias, compartilhadas durante a leitura, viabilizam a apreensao textual, alem de motivarem a continuidade do que se esta lendo. O presente trabalho, atraves do texto Natal Carioca, de Ledo Ivo, pretende demonstrar como as estrategias fundamentais de leitura propostas por Isabel Sole (1998, p.118): formular previsoes sobre o texto a ser lido; formular perguntas sobre o que foi lido; esclarecer duvidas; e resumir as ideias do texto, tornam-se eficazes para a melhoria da compreensao textual, desde que compartilhadas em sala de aula tanto no Ensino Medio quanto no Ensino Superior. Apos levar o referido texto ao conhecimento de determinado grupo de alunos de 1o ano do Ensino Medio do Colegio Integrado em 2004, foi possivel observar que as estrategias propostas por Sole (1998, p. 118), alem de auxiliarem na compreensao textual, ainda motivaram os alunos a prosseguirem com a leitura. Formular previsoes e perguntas, selecionar e resumir sao estrategias de compreensao que auxiliam na aquisicao do sentido textual desde que incentivadas e motivadas em sala de aula. Assim, para que o processo de leitura compartilhada se verifique, o professor deve promover a participacao efetiva do aluno em sala quer seja questionando, opinando e/ou refletindo sobre o texto. Dessa forma, observa-se que o processo de leitura e ensinado, uma vez que o professor se posiciona como mediador da leitura e o aluno como aquele que quer e pode tornar-se um leitor competente, independente do nivel de escolaridade em que esteja, se nivel medio ou graduacao. NATAL CARIOCA: A SHARED READING ABSTRACT Reading is a procedure which should be practiced in the classrooms. Reading strategies, such as prediction, are important to understand the text. These strategies, used during the reading activity, keep the students interested, motivating them to continue the reading. By using the text Natal Carioca, by Ledo Ivo, we intend to show, how the fundamental reading strategies proposed by Isabel Sole (1998): predicting the text to be read; questions about the text already read; clearing doubts; and make a summary of the ideas, improve the text comprehension, since they are shared in class. After taking the text to a group of High School students (1st Grade), at Colegio Integrado, in 2004, it was possible to notice that the strategies suggested by Sole (1998), besides making the text comprehension easier, they also motivate the students to keep on reading. Predicting and making questions, selecting and summarizing are comprehension strategies that help in acquiring the text meaning since they are encouraged and motivated in classroom. Thus, if the teacher wants the shared reading process to take place, s/he will have to involve the student, asking questions, giving opinions and/or making reflections about the text. As we could observe, the reading process is taught when the teacher becomes the mediator between the reading and the student, who really wants and is able to become a competent reader.
Referência(s)