A construção do estigma em migrantes lusófonos no século XXI
2016; SAGE Publishing; Issue: 32 Linguagem: Português
ISSN
1477-9021
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo trata de conjunto de reflexoes nascidas nos encontros do grupo de pesquisa, extensao e ensino “Acolhendo Alunos em Situacao de Exclusao Escolar e Social”, apoiado pelo CNPq, sobre dois temas que reincidem e inquietam sobremaneira os componentes do referido grupo: 1- O “estigma” atribuido aos alunos lusofonos com pouca escolaridade no Brasil e aos lusofonos, independentemente da escolaridade, na Europa. 2- As “diferentes estrategias” utilizadas por estes atores com a finalidade da sobrevivencia nas sociedades de acolhimento letradas em que se inserem. Para subsidiar esta discussao, optamos pelo estudo dos teoricos: E. Goffman, Pierre Bourdieu e Z. Bauman, pois mostraram-se necessarios para a discussao sobre o processo de formacao do estigma de falantes lusofonos em situacao de (i)migracao, assim como, para a compreensao da necessidade da elaboracao de mascaras de sobrevivencia na “selva” letrada da sociedade de recepcao, seja da Comunidade Europeia ou da cidade de Sao Paulo.
Referência(s)