“SHOPPING PASSARELA”: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO COMÉRCIO DE RUA, O CASO DE SALVADOR/BA

2012; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-9760

Autores

Ana Cláudia Nogueira Maia,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este trabalho busca analisar a apropriacao do espaco publico pelo comercio de rua, em uma passarela de pedestres, suas implicacoes no cotidiano da populacao que circula neste espaco e na paisagem da cidade e tambem retratar as principais caracteristicas dessa atividade neste espaco, dos seus trabalhadores e tambem dos consumidores. Buscamos a reflexao sobre as acoes do poder publico frente a este “problema” das cidades analisando como este vem atuando para encaminhar as solucoes de conflito quanto a apropriacao do espaco publico pelo comercio de rua. Ao mesmo tempo e nao menos importante, para uma pessoa sem trabalho o ingresso no comercio de rua e uma maneira de garantir a sobrevivencia e o acesso ao consumo. Assim tentamos nos debrucar sobre as varias faces desta atividade, analisando todos os lados envolvidos: trabalhadores, consumidores e poder publico; na tentativa de considerar suas diversas realidades. O intuito desse artigo e o de analisar as propostas do poder publico soteropolitano para organizar a apropriacao do espaco publico da passarela de pedestres do Iguatemi, e quais as implicacoes dessas propostas para os vendedores do comercio de rua e para sociedade que faz uso cotidianamente desse espaco. Palavras-chave: comercio de rua, espaco publico, poder publico.

Referência(s)