Artigo Produção Nacional Revisado por pares

CLIENTES OU TORCEDORES: A EMPRESARIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL

2008; Volume: 13; Linguagem: Português

10.14210/alcance.v13n2.p167-184

ISSN

1983-716X

Autores

Márcio Silva Rodrigues, Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Devido a crescente influencia das empresas no mundo de hoje, as estrategias, a linguagem, as tecnicas e o lucro, antes dimensoes restritas a este tipo de organizacao, transbordaram para outras de organizacoes cujo objetivo principal nao era o resultado financeiro. Pretende-se neste artigo questionar a influencia que a logica de acao empresarial (empresarizacao) exerce sobre o futebol brasileiro, tornando-se necessario abordar tambem, considerando a transformacao do futebol em produto, o consumo como elemento central na vida dos individuos. Assim, inicialmente, apresenta-se a evolucao do futebol, depois, desenvolve-se o conceito de empresarizacao, na sequencia, aborda-se o consumo como elemento de distincao social, logo apos, discorre-se acerca da forca da logica empresarial nos clubes de futebol e, por fim, apresenta-se as consideracoes finais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX