Artigo Produção Nacional

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

2012; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33362/professare.v1i1.11

ISSN

2446-9793

Autores

Adélcio Machado dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A educacao constitui o fenomeno pelo qual um individuo ou grupos de individuos obtem conhecimentos, oferecendo ao homem meios que permitam estimular as transformacoes materiais e espirituais exigidas pelo dinamismo da sociedade. Ja nas cidades da Grecia antiga, como Atenas e Esparta, diferentes formas de educacao faziam-se presentes, porem, todas voltadas para os interesses da sociedade. No Brasil, as politicas educacionais e as reformas promovidas ao longo do desenvolvimento das diretrizes educacionais, sempre foram influenciadas pelos interesses elitistas. O movimento intitulado como Escola Nova, cuja origem e europeia, chegou ao Brasil no inicio do seculo XX. Seu objetivo consiste em defender a ideia de educacao voltada para a continuacao e renovacao da vida social, pois o sentido da vida e sua propria continuidade e essa continuidade so e possivel atraves da constante renovacao dos metodos de ensino adequados as necessidades da sociedade. A atual LDB no 9.394 de 1996, assegura que a educacao tem por objetivo a formacao basica do cidadao, incluindo preparacao para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de forma que seja capaz de se adaptar a novas condicoes de ocupacao ou aperfeicoamento posteriores. Alem disso, a LDB tambem preve o aprimoramento do educando, incluindo a formacao etica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critico.

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