Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza

2013; Editora Univates; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1983-0882

Autores

Marta Espírito Santo, Pedro Reis,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente investigacao pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussao de assuntos controversos na disciplina de Ciencias da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigacao qualitativa com orientacao interpretativa, onde o investigador investiga a sua propria pratica atraves da aplicacao de uma proposta didatica. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como metodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicacao de um questionario e a analise do conteudo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussao em torno do cenario proposto permitiu a aquisicao e o desenvolvimento de competencias indispensaveis na promocao da alfabetizacao cientifica.

Referência(s)