
Mostra científica como de aprendizagem para curso se formação de 10 a 40 série do primeiro grau
1992; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2175-7941
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoPartindo do principio que a escola nao e o unico lugar onde ocorre a aprendizagem, e que propomos um trabalho utilizando uma Mostra Cientifica como parte ativa do curso de formacao de professores. O aluno passa assim a ter uma forma ativa de aprendizagem, aprende a buscar e discutir o conhecimento que lhe esta sendo transmitido, e passa a ver uma Mostra Cientifica nao como um lugar em que ve coisas fantasticas, se maravilha e depois vai embora. Tambem o professor deixa de ser o responsavel unico pela formacao cientifica dos alunos. A exposicao Fisica Caleidoscopio ao Carrossel , do programa Ciencia Educacao do Instituto de Fisica da USP, aborda fenomenos e questoes da Fisica e Astrofisica de uma forma agradavel, interativa, participante e lucida. A mostra foi concebida para ser acessivel ao publico leigo e funciona com a presenca constante de monitores, estudantes de graduacao de Fisica. Uma turma de 25 alunos voluntarios do 2o ano de magisterio de um CEFAM Centro Especifico de Formacao e Aperfeicoamento do Magisterio, da rede publica estadual, foi submetida a um modulo de duracao de 20 horas, sendo 5 horas em classe e 15 horas na exposicao, sobre o tema A natureza e a geracao de eletricidade . Foram aplicados questionarios iguais antes e depois do modulo, e analisados em uma matriz de evolucao de repostas baseada na matriz de Flanders.
Referência(s)