Artigo Produção Nacional

PEDAGOGIA: OS MARCOS HISTÓRICOS, A IDENTIDADE PROFISSIONAL E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

2007; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v7i15.247

ISSN

1519-0919

Autores

Sônia Silva Paiva Mota Gonçalves, Alaíde Rita Donatoni,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Com base em pressupostos apontados na literatura sobre o curso de Pedagogia no Brasil desde sua criacao, em 1939, este artigo enfoca os marcos historicos de relevância para compreensao de questoes que envolvem a identidade do/a pedagogo/a peranteos desafios e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) — homologadas em abril de 2006. Este estudo e parte de uma pesquisa de campo e documental em meio a pedagogos/as coordenadores/as de cursos de Pedagogia, pedagogos/as que atuam em espacos escolares e pedagogos/as gestores/as em espacos nao escolares na cidade de Uberlândia (MG). Visa identificar tendencias de formacao do/a profissional de pedagogia e as demandas da sociedade relativas a informacao e conhecimento entre 2000 e 2006. E uma contribuicao para os avancos que se fazem necessarios ao curso de Pedagogia e a identidade profissional de pedagogos/as ante os desafios contemporâneos da sociedade, do mercado de trabalho e das tendencias indicadas pelas novas DCN. PALAVRAS-CHAVE: formacao; tendencias; curso de pedagogia.

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