Artigo Produção Nacional Revisado por pares

METODOLOGIA DE ENSINO EM PESQUISA SOCIAL QUANTITATIVA

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 14 Linguagem: Português

10.15210/pp.v0i14.3782

ISSN

1982-2707

Autores

Bianca de Freitas Linhares, Douglas Santos Alves,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Os metodos e tecnicas de pesquisa social encontram-se divididos num dualismo entre quantitativo e qualitativo. O presente artigo se propoe a debater esta oposicao a partir da relativizacao das tecnicas e da totalidade da pesquisa e sua logica interna. Alem disso, o texto problematiza os efeitos deste antagonismo na formacao dos profissionais em Ciencias Sociais, sejam eles pesquisadores ou nao, e na propria pratica de pesquisa. Esta, por fim, pensada para alem dos dualismos metodologicos e epistemologicos, deve ser concebida em sua realidade concreta, historica e social, de forma a se desfazer imagens romantizadas que a circundam. Com isso, torna-se possivel conceber o conhecimento produzido em Ciencias Sociais como resultado de relacoes de poder e hegemonia no interior de um campo academico cujo centro encontra-se fora da realidade brasileira e latino-americana.

Referência(s)
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