
METODOLOGIA DE ENSINO EM PESQUISA SOCIAL QUANTITATIVA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 14 Linguagem: Português
10.15210/pp.v0i14.3782
ISSN1982-2707
AutoresBianca de Freitas Linhares, Douglas Santos Alves,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoOs metodos e tecnicas de pesquisa social encontram-se divididos num dualismo entre quantitativo e qualitativo. O presente artigo se propoe a debater esta oposicao a partir da relativizacao das tecnicas e da totalidade da pesquisa e sua logica interna. Alem disso, o texto problematiza os efeitos deste antagonismo na formacao dos profissionais em Ciencias Sociais, sejam eles pesquisadores ou nao, e na propria pratica de pesquisa. Esta, por fim, pensada para alem dos dualismos metodologicos e epistemologicos, deve ser concebida em sua realidade concreta, historica e social, de forma a se desfazer imagens romantizadas que a circundam. Com isso, torna-se possivel conceber o conhecimento produzido em Ciencias Sociais como resultado de relacoes de poder e hegemonia no interior de um campo academico cujo centro encontra-se fora da realidade brasileira e latino-americana.
Referência(s)