Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES.

2012; Volume: 29; Linguagem: Português

10.14295/remea.v29i0.2961

ISSN

2318-4884

Autores

Flávia Silva Martinelli, Lidiane Pignaton Agostini, Soler González,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta pesquisa problematiza a Educacao Ambiental e os saberes socioambientais nas redes cotidianas da comunidade do bairro Ilha das Caieiras, localizada na regiao da Baia Noroeste de Vitoria (ES). A pesquisa tem como objetivo geral problematizar a Educacao Ambiental das praticas pesqueiras cotidianas da comunidade da Ilha das Caieiras por meio das experiencias e dos cotidianos vividos por um grupo de estudantes da regiao. Os movimentos metodologicos foram tracados com os encontros com os estudantes, suscitando em algumas intervencoes para a producao dos dados: mapa mental, conversas (narrativas) e producao de texto escrito. Os materiais produzidos pelo grupo de estudantes indicam dinâmicas espaciais e temporais que circunscrevem as praticas pesqueiras e os saberes socioambientais locais, ajudando-nos a problematizar as relacoes criadas entre a comunidade e o manguezal, assim como as mudancas em curso na atividade pesqueira. Fizemos tambem observacoes e registros de diarios de campo com destaque para as dinâmicas cotidianas relacionadas com o nomadismo da paisagem e com as atividades pesqueiras do bairro Ilha das Caieiras. As conversas, os textos e os mapas produzidos pelos estudantes apontam relacoes insustentaveis entre a comunidade e o manguezal, na atualidade. Indicam tambem taticas, estrategias de (re)existencia e diferentes usos dos sujeitos praticantes nas margens em relacao as areas de preservacao ambiental dos manguezais configurando evidencias de uma Educacao Ambiental produzida, negociada e vivida com as redes cotidianas.

Referência(s)