Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Paulo Freire e a Academia

2012; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n26.3222

ISSN

1983-9278

Autores

Jason Ferreira Mafra, Viviane Rosa Querubim,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este estudo revela Paulo Freire como objeto e referencial teórico de pesquisas em campos cada vez mais diversos do conhecimento. A presença de Freire na academia brasileira dá-se numa relação ambígua. Ainda que se observe um crescimento, relativamente expressivo, do interesse pela obra de Paulo Freire, há uma baixa disposição dos docentes em trabalhar com o referencial freiriano em seus cursos de graduação e pósgraduação, no âmbito da formação. Os levantamentos de dados apontam também para a contradição entre a repercussão da obra freiriana na investigação strictu sensu e o pequeno impacto de tais pesquisas no processo de disseminação e apropriação do referencial freiriano entre os profissionais da educação, sobretudo no que se refere à prática daqueles que estão inseridos nas modalidades educacionais do Ensino Básico.

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