Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Escola e instituição

2018; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17575/rpsicol.v32i1.1277

ISSN

2183-2471

Autores

Catarina Pinheiro Mota, Mónica Costa, Paula Mena Matos,

Tópico(s)

Motivation and Self-Concept in Sports

Resumo

O presente estudo testa o efeito preditor da qualidade da ligação a figuras significativas (professores, funcionários da escola e da instituição) no desenvolvimento do autoconceito dos jovens. Pretende-se ainda testar o efeito mediador da qualidade da ligação aos pares e o efeito moderador do tempo de acolhimento residencial nesta associação. A amostra é composta por 400 jovens em acolhimento residencial entre os 12 e 18 anos de ambos os sexos, em Portugal. Os resultados sublinham a importância da qualidade da ligação às figuras significativas de afeto para o de um autoconceito positivo. A ligação aos pares mostra-se relevante corroborando o papel mediador no desenvolvimento do autoconceito. O tempo de acolhimento residencial não se mostrou significativo na relação entre a qualidade da ligação estabelecida com os adultos significativos e o autoconceito. À luz da teoria da vinculação realça-se a importância das ligações seguras entre adultos e jovens.

Referência(s)