Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTÁGIO VIRTUAL À DISTÂNCIA: Um estudo de caso para o ensino de engenharia de usabilidade

2004; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.13699

ISSN

1679-1916

Autores

Renate de Oliveira Silva, Walter de Abreu Cybis,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta a proposta do "Estágio Virtual", como abordagem pedagógica para oensino à distância em Engenharia de Usabilidade seguindo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. O"Estágio Virtual" foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar um estágio fictício em uma empresatambém fictícia, tendo como objetivo motivar, informar e principalmente capacitar, acadêmicos emengenharia de usabilidade, através de atividades práticas semelhantes àquelas realizadas em empresas domercado de trabalho real. Relata também a aplicação desta proposta em um estudo de caso, bem como, asconclusões que dele se pode tirar. A análise do experimento demonstrou a validade da proposta epossibilitou a identificação de vantagens, problemas com suas respectivas causas e soluções.

Referência(s)
Altmetric
PlumX