
DESMONTAGEM CÊNICA: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente
2014; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/rr-v1n1a2014-14
ISSN2358-3703
AutoresJosé Raphael Brito dos Santos,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo discute as novas possibilidades da cena contemporânea, tendo em vista, a desmontagem cênica como estratégia de reflexão e discussão na formação do artista-docente. Na primeira parte, tem como objetivo apresentar questionamentos e conceitos acerca das práticas teatrais na cena contemporânea e os diferentes modos de criação e investigação. Na segunda parte, aborda a desmontagem cênica e seus possíveis fundamentos conceituais, com base na escassa referência, colocando este fundamento como reflexão ética e estética. Por fim, apresenta um compartilhamento escrito da desmontagem "Experiências do sensível: travessias artísticas" realizada na disciplina "Pedagogia(s) do teatro: práticas contemporâneas", ministrada pela Professora Dra. Mara Leal, no Programa de Pós-Graduação em Artes/Mestrado, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, em 2013.
Referência(s)