A técnica da linguagem e o exílio em “Pai Patrão” de Paolo e Vittorio Taviani
2013; Universidad de Manizales; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/1981-4070.2013.v7.21080
ISSN2619-6174
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO cinema tem um papel importante na re-apropriacao da experiencia, e e portanto a midia que pode nos dar de novo a crenca no mundo. E dentro desta discussao sobre a experiencia do mundo e do dominio da linguagem, assim como a experiencia espectatorial cinematografica que se situa o filme “Pai Patrao” dos irmaos Taviani, onde o personagem Gavino adquire a palavra e se identifica enquanto sujeito da Historia. No filme, Gavino, ainda pequeno, e confinado por seu pai a permanecer numa fazenda de ovelhas, isolado de sua familia e amigos. Excluido do convivio social, ele aprende a viver e a interagir com a natureza e os animais. O filme se baseia na historia veridica do professor de linguistica, Gavino Ledda, que tambem participa do filme. Assim, atraves da tecnica audiovisual do cinema, o professor pode contar de outra maneira sua historia e ao mesmo tempo dela fazer parte. O cinema se torna assim o terreno do possivel, a imagem em potencia para transmitir a experiencia. Sera que ele consegue passar essa experiencia em imagens? Ou, em palavras? Estas sao as questoes principais do filme: o devir da imagem cinematografica, o cinema como a midia provinda da modernidade, mas capaz de contar uma historia, de transmitir a experiencia, dentro do campo do ter experiencia , como descreve Giorgio Agamben. Ou, o cinema esta tambem dentro desta incapacidade da tecnica, mais precisamente, a de ter acesso ao mundo?
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