Artigo Produção Nacional

OBJETOS DE ENSINO NOS MUSEUS ESCOLARES: OS USOS PEDAGÓGICOS DAS “CABEÇAS ÉTNICAS” E O DISCURSO SOBRE OS TIPOS RACIAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1900-1930)

2014; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Linguagem: Português

ISSN

2178-3748

Autores

Felipe Rodrigo Contri Paz,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

Os museus escolares, aplicando o metodo intuitivo ou Licoes de Coisas, transpondo a pedagogia do ouvir para o do olhar, visavam auxiliar o professor no ensino escolar por meio de objetos naturais, pedagogicos ou replicas. Em levantamento realizado em museus localizados em espacos escolares na Regiao Metropolitana de Porto Alegreverificou-se em dois acervos de escolas privadas a presenca de bustos de gesso, representacoes dos diferentes tipos humanos. A partir deste dado empirico, algumas inquietacoes surgem em relacao aos usos pedagogicos destas cabecas etnicas e de como eram utilizadas em relacao ao metodo intuitivo. No momento do surgimento dos museus escolares no interior das escolas normais, teorias estavam povoando as discussoes dos intelectuais da educacao. Postulavam sobre a existencia de diferentes tipos humanos, cuja determinacao se comprovava pela relacao ou acao de varios genes na especie. Estas discussoes contribuiram para o fortalecimento de uma interpretacao sobre a existencia de uma raca ideal, desejada a sociedade e justificada sob os prismas cientifico-biologicos, onde os comportamentos humanos passam a ser gradativamente encarados como resultado imediato de leis naturais e biologicas. O objetivo deste trabalho e mapear os museus escolares que possuem estes bustos, permitindo a verificacao e analise da utilizacao destes no ensino, e suas possiveis relacoes com o metodo intuitivo. Este estudo supoe que as cabecas eram utilizadas com vistas a aproximar os alunos dos tipos raciais, cuja caracterizacao embasava-se nas teorias cientificas do contexto, a partir do metodo intuitivo.

Referência(s)