
Humanização e Qualidade no Contexto Hospitalar: novo olhar, novas práticas sociais
2006; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1677-9509
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO cenario onde se desenvolve e se concretiza nosso processo de trabalho, Hospital Ernesto Dornelles, localizado na Avenida Ipiranga 1801, foi inaugurado em 30 de junho de 1962 como Hospital Geral, e tem por finalidade prestar assistencia medico-hospitalar, desenvolvendo atividades de aperfeicoamento de seu pessoal e realizar pesquisas para aprimorar a assistencia prestada. A tarefa maior da organizacao e garantir assistencia de forma global e qualificada a saude da populacao, valorizando o ser humano, primando pelo profissionalismo, buscando ser referencia no atendimento medico-hospitalar, atraves de uma organizacao auto-sustentavel. Durante o desenvolvimento de nosso processo de trabalho na organizacao, tropecando na dor humana, nos perguntavamos em torno dos inumeros problemas, o que fazer, enquanto Assistentes Sociais? Ha mesmo o que fazer? Como fazer? O que precisavamos saber, para minimizar a dor e angustia que traz a doenca? Em meio a esses conflitos validamos a investigacao enquanto instrumento de apreensao da realidade e a humanizacao enquanto premissa para a qualidade no atendimento aos nossos usuarios. Atualmente os Assistentes Sociais vem se inserindo cada vez mais na area da saude. Em meio aos limites e possibilidades de trabalho nesta area o Servico Social do HED cria o programa intitulado Servico de Apoio ao Cliente (SAC). O SAC surge enquanto uma estrategia
Referência(s)