MELO, José Marques de. Fontes para o estudo da comunicação. São Paulo: INTERCOM, 1995. 255p.
2007; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAINTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicacao e o PORT-COM - Centro de Documentacao da Comunicacao nos paises de Lingua Portuguesa, lancaram o volume quatro da Colecao INTERCOM: Fontes para o estudo da comunicacao, de autoria de Jose Marques de Melo. Publicacao bastante oportuna, procura sistematizar os trabalhos publicados apos a decada de oitenta nas seguintes areas: 1) Estudos teoricos e metodologia (processos, epistemologia e metodologia), 2) Estudos socio-culturais (antropologia, economia, historia, pedagogia, politica, psicologia, semiologia e sociologia), 3) Estudos etico-profissionais (cinema e video, editoracao, jornalismo, publicidade, propaganda, radialismo, radio e televisao, relacoes publicas) e 4) Obras de referencia (guias e catalogos, bibliografias, dicionarios e periodicos). O trabalho de Marques de Melo enquadra-se naqueles tipos de obras consideradas por Rubens Borba de Moraes como essenciais para o conhecimento da literatura de determinada area e que sao indispensaveis, principalmente para aqueles que ainda nao possuem o traquejo na conducao de uma pesquisa. Sao os guias de obras de referencia, as fontes para o estudo de uma area, as literaturas sobre determinado assunto e os How to Find out, tao comuns na lingua inglesa. Fontes para o estudo da comunicacao e consequencia do trabalho que o autor vem desenvolvendo, no sentido de organizar o conhecimento da area, com o objetivo de facilitar a pesquisa bibliografica pelos usuarios. Nesse sentido, o autor lancou, em 1984, o Inventario da Pesquisa em Comunicacao no Brasil, 1883-1983, relacionando os trabalhos publicados sobre o assunto, ao longo de um seculo, e supervisionou a compilacao de Periodicos brasileiros de comunicacao das decadas de 60 e 70, onde indexa os artigos de 37 revistas emanadas de escolas, departamentos, institutos, empresas ou associacoes da area. Este trabalho constitui, portanto, um guia indicador das obras publicadas em portugues, espanhol, frances e ingles sobre o assunto. Relaciona 498 livros e monografias editadas no periodo de 1984 a 1993. Caso seja necessario ampliar suas pesquisas, o leitor podera consultar as 192 obras de referencia arroladas: guias, catalogos, bibliografias, dicionarios e titulos de periodicos com o objetivo de conhecer e localizar outras indicacoes bibliograficas. Visando facilitar o trabalho de pesquisa dos usuarios, as referencias bibliograficas sao acompanhadas de resumos, permitindo ao leitor decidir se deve consultar ou nao o trabalho original. As referencias bibliograficas procuram seguir, em parte, as normas da ABNT - Associacao Brasileira de Normas Tecnicas. Na Introducao, o autor traca um esboco da area de comunicacao no Brasil,mostrando a escassez e a necessidade de sistematizacao das fontes documentais, as atividades da INTERCOM e as possibilidades de acesso a informacao que o pesquisador podera utilizar, seja atraves de fontes impressas ou via Internet. A obra representa o conjunto das aquisicoes realizadas regularmente pelo autor, visando a formacao de sua biblioteca particular. O arranjo adotado pretende “facilitar o acesso dos usuarios aos textos de referencia necessarios ao embasamento substantivo de suas pesquisas academicas” e e complementado por indices de assuntos, autores e geografico. Para o leigo, a obra constitui apenas uma lista de livros, se manuseada superficialmente. Para o professor, o pesquisador, o aluno de graduacao e o de posgraduacao e demais interessados nos meandros da comunicacao, o trabalho alcanca enorme significado a medida em que vai indicando as trilhas a serem seguidas por aqueles que, mesmo possuindo o necessario dominio da area, nao detem a sistematizacao da literatura e as indicacoes das obras de referencia tao importantes em qualquer area de assunto. E, portanto, um trabalho de grande relevância que podera ser, atraves de novas edicoes, ampliado e atualizado, incluindo entre outros aspectos, as datas iniciais das publicacoes periodicas, as bases de dados em CDROM, que vem sendo lancados no mercado e os servicos automatizados na area. Seu autor, professor titular da USP, Catedratico Unesco de Comunicacao e Pesquisador bolsista do CNPq, possui uma vasta experiencia na area, representada entre outros aspectos, por suas inumeras obras:18 livros publicados e colaboracao em 23 coletâneas editadas no Brasil e no exterior. E com entusiasmo que os profissionais ligados a ciencia da informacao recebem a publicacao deste guia que, certamente, ira facilitar o trabalho de pesquisa de professores, alunos de graduacao e de pos-graduacao, entre outros, e contribuira para o desenvolvimento da disciplina neste novo milenio, no qual se vislumbra novas descobertas e invencoes na area tecnologica e, consequentemente, com reflexos marcantes no dominio de comunicacao.
Referência(s)