Artigo Acesso aberto

PERFIL DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS DE RUA

2013; Secretary of Health of the State of Bahia; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22278/2318-2660.2012.v36.n3.a555

ISSN

2318-2660

Autores

Vilmara Almeida dos Santos, Marcos Pereira dos Santos, Vanessa de Souza Rodrigues Matos, Laiana Nascimento Lôbo, Fernanda Freitas, Isabella de Matos Mendes da Silva,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O consumidor de alimentos de rua é aquele que adquire o alimento comercializado pelo vendedor ambulante de mercadorias em vias públicas. O objetivo deste artigo é caracterizar o perfil dos consumidores de comida de rua de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Realizou-se estudo exploratório e descritivo, com 200 sujeitos entrevistados mediante aplicação de questionário semiestruturado em três praças públicas, no período de junho de 2010 a março de 2011. Os resultados indicam que a maioria dos participantes eram mulheres (58%), na faixa etária de 16 a 25 anos (55%), escolaridade prevalente segundo grau completo (39%) e renda de até dois salários mínimos (50%). Apenas 5% utilizam a falta de dinheiro como critério para a compra dos alimentos e 92,5% creem que os produtos constituem risco à saúde, tendo 60% evitado a ingestão de algum tipo de alimento desse tipo. Sintomas de doenças transmitidas por alimentos foram revelados por 44% dos entrevistados e o refrigerante e o acarajé os alimentos mais consumidos. Dos entrevistados, 96% ingerem os produtos nos pontos de venda e 50,5% apresentam um consumo de ao menos uma vez por semana. Constatou-se baixa ingestão de produtos naturais e regionais. Os resultados podem subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de alimentação e nutrição, devido à importância socioeconômica, cultural, sanitária e nutricional dos produtos comercializados por vendedores ambulantes. Concluiu-se que, para a melhoria da qualidade dos alimentos de rua, é necessária a educação sanitária dos consumidores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX