
ESCOLHA DE CANAIS DE VENDA EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
2007; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p59-76
ISSN1678-6971
AutoresCLAUDIO SANTIAGO BAPTISTA, Delane Botelho,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoRESUMO O comércio eletrônico no Brasil tem-se tornado um canal significativo de divulgação, comercialização e distribuição de produtos e serviços no que se refere a volumes físico e financeiro, porém existem muitas lacunas no conhecimento sobre o processo de escolha dos canais de venda no ambiente on-line. O objetivo deste trabalho é levantar e quantificar os atributos relevantes na escolha desses canais no contexto brasileiro. Na fase exploratória da pesquisa, foram realizadas entrevistas em profundidade com usuários de internet. A avaliação dos pesos dos atributos foi feita por um levantamento com compradores de livros de lojas de varejo eletrônico, usando a metodologia de análise conjunta. Os resultados mostraram que o preço foi o atributo mais importante, seguido de prazo de entrega, experiência positiva de compra anterior, usabilidade, indicação positiva de amigos e marca do site. São discutidas as implicações desses resultados para o marketing, além de sugestões para futuras pesquisas.
Referência(s)