Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola, violência simbólica e meritocracia em grupos escolares do Sul de Santa Catarina: algumas reflexões a partir de Pierre Bourdieu

2015; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Linguagem: Português

10.20952/revtee.v8i15.3678

ISSN

2358-1425

Autores

Ana Paula de Souza Kinchescki, Viviane Grimm, Fernando Cesar Sossai,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

A produção de Pierre Bourdieu se insere no conjunto das sociologias que buscam discutir as relações entre os modos de transmissão cultural e a reprodução das desigualdades sociais. No decorrer de sua obra o autor apresenta uma teoria sobre os modos de reprodução social, legitimação e dominação simbólica, questionando os discursos em torno da ideia de “igualdade e democratização de oportunidades”, tendo repercussão direta no campo educacional brasileiro. Neste artigo, buscamos revisitar a teoria da violência simbó- lica apresentada por Bourdieu e Passeron no livro “A Reprodução”, publicado em 1975, com o intuito de refletir sobre os discursos meritocráticos em dois grupos escolares do sul de Santa Catarina. Tomando-os como casos exemplares e a partir de um conjunto de fontes de natureza diversa, circunscritas ao período de 1949 a 1972, tentamos analisar a problemática da meritocracia escolar a partir de práticas de premia- ção. De maneira geral, observamos a recorrência de discursos meritocráticos nas escolas ligados a formas de violência simbólica, pautadas por práticas de hierarquização, classificação, premiação e comparações entre os alunos a fim de eleger os mais notáveis entre eles e produzir um ideal de estudante

Referência(s)