Artigo Acesso aberto

A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo

2014; Volume: 28; Issue: 55 Linguagem: Português

10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n55a2014-p27a38

ISSN

1982-596X

Autores

Michaël Löwy,

Tópico(s)

Critical Theory and Philosophy

Resumo

A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo Resumo: Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina. Palavras-chave: Autoeducação; Emancipação das classes subalternas; Rosa Luxemburgo. Resumé: Nous trouvons chez Rosa Luxemburg une ample réfléxion, philosophique et politique, sur une forme spécifique d'éducation, qui est, à son avis, la plus importante du point de vue de l'émancipation des classes subalternes: l' auto-éducation des exploités et opprimés par l'expérience de l'action collective. Son opposition irréconciliable au capitalism et à l'impérialisme, sa conception d'un socialisme em même temps révolutionnaire et démocratique, fondé sur la praxis auto-émancipatrice des travailleurs, dans l'auto-éducation par l'expérience de lutte sociale des grandes masses populaires et d'une impressionnante actualité, surtout ici, au Brésil et em Amérique latine. Mots-clés: Auto-éducation ; Émancipation des classes subalternes ; Rosa Luxemburg. Data de registro: 06/03/2014 Data de aceite:23/04/2014

Referência(s)