
Franquia Varejista como Vantagem Competitiva: Múltiplos Estudos de Caso no Segmento de Farmácias e Drogarias
2009; Volume: 25; Issue: 75 Linguagem: Português
10.13037/gr.vol25n75.205
ISSN2176-5308
AutoresBianca Bonassi Ribeiro, Vanderli Correia Prieto,
Tópico(s)Business Strategy and Innovation
ResumoEsta pesquisa se insere no campo de estudos sobre varejo. A formacao de franquias tem sido um dos tipos de alianca procurado pelo Varejo Farmaceutico. O objetivo do trabalho foi identificar, dentre as possiveis vantagens competitivas, quais estao motivando a formacao de franquias no segmento de farmacias e drogarias. A pesquisa de campo envolveu a realizacao de entrevistas em profundidade com franqueadores e franqueados de duas redes de franquias do varejo farmaceutico, e sua analise baseou-se na tecnica de analise de conteudo. O artigo apresenta um panorama da competicao no setor de Varejo Farmaceutico brasileiro, um levantamento teorico e multiplos estudos de caso de empresas que passaram pela transformacao de modelo de negocio, transformando-se em um modelo de aliancas sob a forma de franquia. Dentre os achados, observou-se que a estrategia de franquias representou uma oportunidade para o franqueador aumentar rapidamente a sua participacao no mercado varejista brasileiro, assim como para compartilhar custos e riscos, alem de diferenciar-se perante os concorrentes. Por outro lado, identifica-se o risco de perda de competencias, uma vez que as franquias tem um tempo de contrato limitado e durante este periodo o know how sobre o negocio e compartilhado com o franqueado. Do ponto de vista do franqueador evidencia-se que a busca pela franquia tem sido motivada, principalmente, pela possibilidade de aprendizado gerencial sobre um novo negocio.
Referência(s)