
Tempo, filme, memória: a invenção do passado em Aitaré da Praia
2008; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 15; Issue: 36 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2008.36.4422
ISSN1980-3729
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO levantamento preciso da implantação de figuras de linguagem no contexto do cinema brasileiro resta a ser feita. Cópia alienada dos modelos europeus e americanos do norte ou ajuste criativo, essa implantação pode ser verificada nos exemplares restantes do primeiro cinema nacional. Aqui, propomos avaliar o uso do flashback num dos clássicos do Ciclo do Recife, Aitaré da Praia, realizado em duas versões (Gentil Roiz, 1925; Ari Severo, Jota Soares e Luís Maranhão, 1927). Esse estudo exploratório pretende fazer uma primeira categorização do emprego da figura nos filmes brasileiros da década de 1920.
Referência(s)