
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS NA DÉCADA DE 1930
2011; Volume: 6; Issue: 14 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v6i14.260
ISSN1519-0919
AutoresAlberto da Cunha Bragato Júnior, Alaíde Rita Donatoni,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem o objetivo de percorrer as mudanças que o Estatuto das Universidades Brasileiras, de 1931, institucionalizaram para a formação universitária de professores secundários. Nessa perspectiva, percorremos o momento promissor, que o início da década de trinta, possibilitou para o debate político¬educacional e a busca para uma melhor valorização da profissão docente. Analisamos, assim, a influência que o ideário da Escola Nova transmitiu para a educação, especialmente, nos projetos para formação superior de professores, de Fernando de Azevedo em São Paulo e Anísio Teixeira no Rio de Janeiro, com a criação e incorporação de seus institutos de educação, na composição da Universidade de São Paulo e da Universidade do Distrito Federal.Palavras chaves: formação? professores? universidade? educação.
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