Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Internato Longitudinal

2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022010000300013

ISSN

1981-5271

Autores

Marcelo Demarzo, Bruno José Barcellos Fontanella, Débora Gusmão Melo, Lucimar Retto da Silva de Avó, Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi, Augustus Tadeu Relo de Mattos, Petterson de Jesus Floriano, Guilherme Arantes Mello,

Tópico(s)

Healthcare cost, quality, practices

Resumo

O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.

Referência(s)