
Considerações sobre a Economia Política do rádio no Brasil
2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
AutoresCésar Ricardo Siqueira Bolaño,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho tem por objetivo sistematizar algumas reflexoes sobre a economia politica do radio no Brasil, partindo de consideracoes gerais que desembocarao numa proposta de periodizacao. Nao se trata de um estudo da Historia do radio, mas da construcao de uma ferramenta de analise (a periodizacao) absolutamente necessaria para uma correta perspectiva dos processos sociais no sentido da Economia Politica da Comunicacao (EPC), que constitui o fundamento teorico do presente texto, o qual se apoia em estudos mais propriamente historicos, especialmente no livro classico de Gisela Ortriwano (1985) e num artigo de Luiz Artur Ferraretto (2009), que traca uma periodizacao preliminar bem fundamentada, que procurarei reconstruir, tratando de precisar os pontos de corte e de articula-la com a minha propria periodizacao da televisao brasileira (Bolano, 2004). Trata-se de um trabalho ainda inicial, que se restringe basicamente ao radio comercial e espera ser enriquecido a partir da contribuicao dos colegas mais diretamente vinculados aos estudos sobre o radio.
Referência(s)