Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música Sacra Paulista do Período Colonial: Alguns Aspectos de sua Evolução Tonal-1774/1794

1990; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/rm.v1i1.55012

ISSN

2238-7625

Autores

Régis Duprat, Vítor Gabriel Araújo, Mary Angela Biason, Geraldo Teodoro, Álvaro Carlini,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As primeiras composições de André da Silva Gomes que nos restaram datam do ano de sua chegada: 1774. Dos acervos conhecidos de seus manuscritos musicais constam váriasobras de compositores portugueses copiadas de sua mão e das quais destacamos uma, o salmo nº 110, Confitebor tibi Domine, de João Cordeiro da Silva, para ilustrar o substratolusitano de sua formação, já que se trata de obra composta em data anterior a 1774 e de compositor que gozou de notoriedade na época. Elegemos, em seguida, quatro peças deAndré da Silva Gomes, compostas nas datas de 1774, 1780, 1785 e 1794. As obras escolhidas têm caráter semelhante na integração litúrgica, na morfologia e na estrutura geral. São todas escritas para quatro vozes mistas com tratamento vocal que alterna a escritura homófono-harmônica com os solos, valorizando o contraste de volumes e destacando acentuadamente os versículos do texto latino. Dentre as obras, o Popule meus (1774) é o que difere das demais no tratamento vocal, enfatizando a escritura homófono-harmônicaem todo o discurso.

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