Agenda 21 Escolar: impactos em educação, meio ambiente e saúde

2009; Faculdade de Educação; Issue: 34 Linguagem: Inglês

10.15210/caduc.v0i34.1636

ISSN

2178-079X

Autores

A. Franzoi, Nelma Baldin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo embasou-se no 15o capitulo da Agenda 21 do Municipio de Joinville/SC, que trata da “Educacao Ambiental”. A aplicacao da pesquisa resultou na implantacao da “Agenda 21 Escolar” na Escola de Educacao Basica “Olavo Bilac”, na comunidade de Pirabeiraba (Joinville). Para a implantacao, utilizou-se de quatro metodologias (nocoes teoricas, experiencias e conhecimentos didatico-pedagogicos), sendo duas nacionais e duas internacionais. O reforco teorico se deu por meio de tres principios basicos (educacao, meio ambiente e saude), considerando-se que a aplicacao desses principios possibilitou resultados positivos, em melhorias na escola. Durante o processo de implantacao da A21E, os alunos indicaram os impactos negativos ambientais que encontravam e a direcao responsabilizou-se em minimizar esses pontos. Visou-se melhores condicoes de estudo, trabalho e lazer. Palavras-chave : Agenda 21 Escolar (A21E), Educacao Ambiental (EA), Meio Ambiente. 21 Scholar: impacts in education, environment and health Abstract This study is based on the 15o chapter of the 21 of Joinville County/SC, which cares of the Environmental Education. The research application resulted on implementation of the Diary 21Scholar in the Basic Education School Olavo Bilac, in the Pirabeiraba community (Joinville). For the implementation, four methodologies was used (theoretical notions, experiences and educationalpedagogical knowledge), being two national and two international. The theoretical reinforcement occurred by means of three basic principles (education, environment and health), considering that the application of those principles enabled positive results, in improvements in the school. During the implementation of the D21S process the students indicated the negative environmental impacts founded by them and the direction take the responsibility in minimize those points. The work aimed to improve the conditions of study, work and leisure. Keywords : 21 School (D21S), Environmental Education (EE), Environment.

Referência(s)
Altmetric
PlumX