Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Dificuldades dos Estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública

2011; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2176-9176

Autores

Laurindo Panucci-Filho, Ademir Clemente, Alceu Souza, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo investiga a composicao das dificuldades dos estudantes de Ciencias Contabeis. Num primeiro momento, faz-se um levantamento da literatura que discute o assunto e procura compreender como se desenvolve o processo de ensino no Brasil. Constata-se que existem normas pre-estabelecidas e um conjunto de procedimentos que norteiam a transmissao do conhecimento ao aluno, e, num segundo momento, investiga-se o processo de ensino, na perspectiva do professor e do estudante. Identifica-se, em alguns aspectos, a existencia de interesses controversos, dentre eles a visao inicial do estudante sobre o curso e sua formacao e a postura do professor em sala de aula, no desenvolvimento do conteudo dissociado das necessidades de estudantes e mercado de trabalho. De natureza descritiva e tipologia bibliografica, a pesquisa evidencia os resultados por meio da estatistica descritiva que foram obtidos por meio de survey numa amostra de 134 questionarios validos e relacionam-se as dificuldades dos estudantes ao compartilhamento do tempo disponivel com atividades diversas e, de certo modo, as financas pessoais e a compreensao do conteudo ministrado.

Referência(s)